O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, segue desde quarta-feira (15) em Cartagena, na Colômbia, onde participa do ‘Diálogo Regional de Política’, a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nele, o prefeito busca garantir empréstimos internacionais para projetos verdes na Capital. Participam do encontro gestores municipais da América Latina e do Caribe, para estudar alternativas de qualificação de serviços, habitação, regularização fundiária, drenagem e abastecimento de água nas cidades.
Da Colômbia, Melo confirmou à reportagem da Rádio Guaíba que Porto Alegre está perto de obter um financiamento junto à instituição financeira. “Nós estamos prestes a assinar com eles [o BID] um empréstimo social fiscal. Estamos dependendo agora de liberações do Governo Central, do Senado. Mas nós não queremos ficar só nesse empréstimo, nós queremos avançar”, afirmou.
Ainda conforme Sebastião Melo, Porto Alegre já encaminhou um inventário sobre emissão de gases de efeito estufa e deu início ao Plano de Ação Climática, com recursos do Banco Mundial. “Isso vai gerar uma lei, lá no final. Muitas ações concretas advirão disso, operação consorciada urbana, questão sanitária, questão das ilhas, áreas de risco, regularização fundiária e tantas outras”, declarou.
Melo acredita que a passagem pelo país vizinho servirá para o município obter recursos com taxas mais favoráveis. “O juro nacional é muito mais caro, então os prefeitos sempre buscam empréstimos internacionais que têm um prazo maior e juros menores. Não é que o juro seja barato, mas se eu comparar com os juros da Caixa Federal, do BNDES, que são os dois financiadores do Brasil, esses juros internacionais são muito menores. Então é com esse objetivo que nós chegamos aqui”, revelou.
Junto com o prefeito Sebastião Melo, estão na comitiva enviada à Colômbia os secretários municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, e de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer. O retorno dos gestores a Porto Alegre está previsto para o próximo domingo (19).