Delegados suspendem boicote a entrevistas após reunião com Casa Civil: “voto de confiança”

Desde o final de outubro, categoria se mantinha em silêncio como forma de reivindicar reposição salarial

Foto: Asdep

Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep) decidiu suspender a medida que determinava que os policiais não divulgassem informações sobre operações. A decisão ocorreu após a Casa Civil ter recebido representantes da entidade, na última quinta-feira, abrindo espaço para discussão sobre recomposição salarial da categoria. Antes disso, o silêncio dos delegados vigorava desde o final de outubro, na tentativa de pressionar o governo a entender as reivindicações.

“É um voto de confiança. Iniciamos nossa mobilização e o governo parece que entendeu e nos recebeu, criou um canal de diálogo. Na quinta-feira, teremos uma reunião com a Secretaria Estadual do Planejamento. Agora, se as negociações evoluírem para óbito, tomaremos medidas mais agudas, certamente. Temos uma grande defasagem salarial e estamos há dez anos sem aumento digno”, afirmou o presidente da Asdep, delegado Guilherme Wondracek.

Na semana passada, durante o encontro no Piratini, que contou com o Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, foi garantido o agendamento de outras reuniões para análise dos pleitos das categorias. De acordo com a Asdep, o Executivo se comprometeu a criar uma mesa de negociação para estabelecer cronograma de reajuste salarial,  deve ocorrer a partir do início de 2024.

A assessoria da Casa Civil, no entanto, não confirmou a criação de um grupo para negociar o reajuste. De acordo com a pasta, que não forneceu mais detalhes, serão feitas reuniões na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Em nota, foi enfatizado que ‘os resultados serão aprofundados para a tomada de medidas efetivas’.