O Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, promove, nesta terça-feira, a III Jornada da Prematuridade, de prevenção e conscientização sobre a prematuridade. O evento, aberto ao público, será no auditório Padre Michelis e contará com a participação de palestrantes do Divina e de outros hospitais de Porto Alegre. A inscrição é solidária, por meio de doação de itens de material escolar.
A jornada ocorre em alusão ao Novembro Roxo e ao 17 de novembro, dia Mundial da Prematuridade, marcado para lembrar da importância do nascimento que ocorre antes das 37 semanas de idade gestacional e de todo o caminho a ser percorrido pelos bebês e suas famílias.
No Brasil, 12% dos bebês nascem prematuros. A Coordenadora Médica do Centro Materno Infantil do Hospital Divina, a pediatra e neonatologista Cristina Rosa Medina de Melo, destaca que o cuidado se inicia na UTI Neonatal, permanece após a alta hospitalar e, às vezes, por muito tempo, com o acompanhamento das equipes multidisciplinares, para proporcionar o melhor desenvolvimento dos bebês e o crescimento adequado mantendo as condições integrais de saúde.