A Quisvi Química confirmou à reportagem da Rádio Guaíba, na manhã desta sexta-feira, a recuperação de mais dois tonéis com produto perigoso, levados de Roca Sales, sede da empresa, pelas enchentes do Rio Taquari registradas no início de setembro.
Conforme o diretor Lucas Leonardo, no final da quinta-feira, um dos tambores foi encontrado na cidade de Colinas, distante 13km do local do depósito e outro em Bom Retiro do Sul, localizado a 52km.
O diretor comentou que é importante atenção por parte das pessoas que moram próximo ao Rio Taquari, para o auxílio às buscas dos tonéis ainda não encontrados. “Daqui para frente a gente está pedindo muita ajuda da comunidade para a localização, porque eles estão embaixo de muito risco árvore, tronco, é difícil você ver por drone, você vê visualmente. Só no momento que você começa a remexer os escombros, os locais onde é possível que estejam, em terras que são de vários proprietários para conseguir identificar”, declarou.
Sete tambores ainda seguem desaparecidos até final desta manhã. Em Roca Sales, foram encontrados 13, outros sete foram localizados em Colinas, um em Lajeado e outro em Bom Retiro do Sul.
Riscos
Ainda segundo Lucas Leonardo, o conteúdo dos tambores sumidos não é inflamável e não apresenta risco de explosão, mas ele alerta que, em contato com a pele, o composto químico chamado “Therminol 55 Heat Transfer Fluid” pode resultar em irritação e, se ingerido, apresenta risco de morte.
Em caso de vazamentos, o diretor diz que pode ocorrer danos ao meio ambiente, ocorrendo contato do material com o solo ou a água. “O risco é o mesmo risco de um óleo que está vazando. Ele não é bem um óleo, ele é um fluido, é um produto químico. Mas ele é o mesmo risco, ele vai contaminar o ambiente naquele ponto”, comentou.
A Quisvi Química pede que quem encontrar algum dos tonéis desaparecidos comunique ao Corpo de Bombeiros através do fone 193 ou entre em contato pelo fone (51) 995650120, que também atende a chamadas e mensagens via whats’app.