A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) lançou, nesta quarta-feira, 6, o edital Inova Semicondutores 3/2023, voltado à capacitação de projetistas de circuitos integrados. Com valor total de R$ 3 milhões, a iniciativa faz parte das ações do programa Semicondutores RS, que será lançado oficialmente pelo governo do Estado.
“Este edital é a primeira de uma série de ações que estamos preparando para apoiar e desenvolver a cadeia de semicondutores, com a meta de tornar o Rio Grande do Sul uma referência nacional no setor. Vamos iniciar o programa Semicondutores RS com o estímulo à formação de mão de obra qualificada em microeletrônica”, detalha a titular da Sict, Simone Stülp.
Podem responder ao edital as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) que atuam nos ecossistemas regionais de inovação do programa Inova RS. Elas devem apresentar propostas de curso de capacitação técnica, em nível de extensão universitária, com foco em circuitos integrados por meio de ferramenta de automação de projeto eletrônico.
São contempladas projeto de sistemas digitais, projeto de sistemas de sinais mistos e projeto de sistemas de radiofrequência. O curso deverá ser presencial (6h por dia) e ter a duração de seis meses. As ICTs devem disponibilizar bolsas integrais de auxílio capacitação para até 60 participantes. O valor da bolsa será de R$ 4 mil.
As propostas devem incluir, ainda, uma parceria entre a ICT proponente e, no mínimo, uma empresa de qualquer porte, registrada no Rio Grande do Sul e atuante na área de microeletrônica. Ao longo do curso, estão previstos treinamentos em empresas e ambientes de inovação, capacitação complementar em empreendedorismo e inovação, além de um evento com workshop e feira de empregos.
As submissões podem ser feitas até 6 de outubro de 2023 e a divulgação do resultado final está prevista para até 27 de novembro.