Saúde: Último final de semana de postos abertos finaliza com 498 atendimentos em Porto Alegre

A iniciativa foi adotada desde 20 de maio para auxiliar as emergências e unidades de pronto atendimento da capital

Foto Cristine Rochol/PMPA

A prefeitura divulgou nesta segunda-feira o balanço dos atendimentos no último final de semana da Operação Inverno, iniciativa adotada desde 20 de maio para auxiliar as emergências e unidades de pronto atendimento da capital. As equipes que atuaram nas unidades de saúde abertas fizeram 498 consultas, sendo 326 médicas e 172 de enfermagem. Nos dois dias, foram aplicadas 163 vacinas, das quais 93 contra Covid-19 e 70 para imunização da Influenza (gripe), além da entrega de 541 medicamentos à população, que contou com sete unidades de saúde abertas no sábado (19), e três no domingo (20).

Conforme o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, se observou que a demanda por atendimento aos finais de semana estava bastante reduzida, se comparado ao início dos atendimentos. “Pessoas menos graves deixaram de procurar prontos atendimentos e emergências e isso fez com que os profissionais pudessem se dedicar mais aos pacientes que consideramos de maior gravidade”, avaliou o gestor. “Conseguimos colocar o paciente certo no lugar certo.”

Quanto aos três meses da campanha, a soma aponta que foram realizadas mais de dez mil consultas médicas e de enfermagem, mais de 15 mil aplicações de vacinas e 8,5 mil pessoas receberam medicamentos. Nos primeiros finais de semana de atendimento, em maio e junho, chegaram a ser aplicadas 2,6 mil doses de vacinas e realizadas 950 consultas médicas e de enfermagem.