O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta quarta-feira, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Segundo o brasileiro, os dois trataram de preservação ambiental e mudança climática. “Conversei, neste começo de tarde, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Falamos sobre o combate às mudanças climáticas, a Cúpula da Amazônia e preservação ambiental. Também falamos sobre uma iniciativa conjunta do Brasil e dos Estados Unidos por trabalho decente que iremos lançar em breve”, escreveu Lula em uma rede social.
O presidente brasileiro vem reiteradando que os países ricos devem fazer contribuições financeiras para que nações em desenvolvimento que tenham florestas tropicais possam custear a preservação. Segundo ele, não se trata de um “favor”, mas sim de um pagamento de uma “dívida” das nações desenvolvidas com o planeta Terra.
Segundo o governo brasileiro, o presidente Biden disse concordar “100%” com as preocupações manifestadas e reconheceu a responsabilidade dos países desenvolvidos e a necessidade de apoiar os países em desenvolvimento para lidar com os efeitos da crise climática. Ele também recordou a contribuição de US$ 500 milhões dos EUA ao Fundo Amazônia e destacou a importância da construção de uma parceria forte, em vista do protagonismo brasileiro nesses temas.
Outro tema da conversa, segundo o Palácio do Planalto, envolveu uma “iniciativa conjunta para o avanço do trabalho decente na economia do século 21”, a ser proposto pelos governos dos EUA e do Brasil, com a participação de representantes de movimentos sindicais e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), por ocasião da próxima Assembleia Geral das Nações Unidas.