A Guarda Municipal prendeu dois suspeitos de vandalizar a calçada no Trecho 1 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre. O delito foi flagrado, nessa terça-feira, pelos operadores do Centro Integrado de Comando (Ceic) que acionaram as guarnições que realizavam o patrulhamento preventivo da área.
Os presos, de 22 e 23 anos, estavam a bordo de skates e já haviam removido 47 peças do piso podotátil, instalado para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência visual. O objetivo dos suspeitos era remover completamente os itens, considerados obstáculos para a prática do esporte.
“O aparato tecnológico foi fundamental para que a abordagem fosse realizada com agilidade. A calçada não é o espaço mais adequado para a prática do skate, que já tem no Trecho 3 da Orla uma das melhores estruturas do continente”, declarou o secretário de Segurança em exercício, Gelson Guarda.
A Guarda Municipal encaminhou os indivíduos à 2ª Delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Porto Alegre. “Eles não pagaram a fiança estabelecida pelas autoridades. Por isso, foram encaminhados ao sistema prisional”, explica o comandante da corporação, Marcelo Nascimento.
Os suspeitos também foram autuados com base no Artigo 18 da Lei Complementar 12/1975, que prevê multa entre mil e 100 mil Unidades Financeiras Municipais (UFMs) em caso de dano ao patrimônio público.
Denúncias
A orientação é que o cidadão auxilie as forças de segurança e fiscalização, informando ações suspeitas por meio dos telefone 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.