A prefeitura de Porto Alegre confirmou, para este sábado, a entrega do segundo terrário urbano da cidade, na esquina entre as ruas Garibaldi e Irmão José Otão, no bairro Bom Fim. O ato ocorre às 12h30min e vai contar com a presença do prefeito Sebastião Melo e de representantes do secretariado.
O titular da Pasta do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, havia antecipado em junho o local que se transforma, agora, em terrário.
A empresa Alegrow ganhou a concorrência pública e assumiu como permissionária. O valor pago pela outorga se transforma em benefício à comunidade, com a compra e instalação, em escolas municipais, de biodigestores (sistemas para transformar matéria orgânica em biogás ou biofertilizante).
A ideia da prefeitura é transformar pequenas áreas ociosas da cidade em espaços de convivência com práticas sustentáveis, a exemplo do que já ocorre na esquina das ruas Lucas de Oliveira e Neusa Brizola, no bairro Petrópolis. Conforme a pasta, outros 30 locais vêm sendo monitorados e podem ser futuramente licitados com esse objetivo.
Após a entrega, a comitiva se dirige à Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice, localizada na rua Dr. Caio Brandão de Mello, 1, bairro Humaitá, que recebeu o diodigestor fruto da parceria com a Alegrow.