Operação contra tortura e homicídios ocorre em 6 cidades da região Metropolitana e Vale do Sinos

Ação ocorre em Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Esteio e Canoas

Foto: Polícia Civil / Reprodução

Polícia Civil deflagrou a operação ‘Zero Absoluto’, nesta sexta-feira, para apurar casos de tortura e homicídios ordenados pelo crime organizado, na região Metropolitana e no Vale do Sinos. Oito criminosos foram presos durante a ação, que cumpre também 19 mandados de busca e apreensão, em Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Esteio e Canoas.

Conforme o delegado Mario Souza, os presos integram duas facções distintas: uma com base no bairro Bom Jesus, na zona Leste de Porto Alegre, e outra no Vale do Sinos.

“Duas situações ligadas ao crime organizado aconteceram em Gravataí. Uma delas foi a morte de um individuo, motivada por ciúmes, em uma festa. A outra, foi a tortura e tentativa de homicídio de dois homens, devido a disputas entre facções”, declarou o Diretor do Departamento Estadual de Homicídios.

O primeiro caso investigado trata-se de um homicídio, ocorrido em março. A vítima morreu por disparos de arma de fogo, em frente a um estabelecimento comercial no qual são organizadas festas no bairro Neópolis. Na ocasião, o mandante do crime acionou comparsas, que executaram o homem.

Na outra ocorrência, em abril, dois moradores de Sapucaia do Sul foram torturados e transportados à zona rural de Gravataí, a fim de serem executados. As vítimas, entretanto, conseguiram fugir do local.