Consumidores reclamam de erros em contas de água em Porto Alegre

Após falha informada pelo Dmae em maio, usuários buscam regularização de valores

Foto: Ricardo Giusti/CP

Consumidores do Dmae reclamam de contas de água com valores acima do habitual nos últimos meses. Em maio, o Departamento informou que houve falha automática na data de leitura das contas, mas afirmou que o problema havia sido solucionado. No entanto, alguns consumidores alegam ainda enfrentar problemas.

A falha, que teria ocorrido devido a uma troca de sistema, gerou 40 dias de consumo em alguns casos, chegando a afetar 14 bairros da Capital. Eduardo Pereira Couto, morador do Santa Cecília, foi um dos impactados pela falha confirmada pelo órgão.

O aposentado tem o hábito de controlar o consumo de água em sua casa e a data de leitura, por isso, percebeu rapidamente o erro. “Eu olhei o relógio no dia 20 de abril, que a leitura real era 229, e eles me apresentaram uma conta em uma leitura feita há 15 dias com 231. Então, ali já vi que estava errado”, contou o consumidor.

Couto relatou ter buscado solução junto ao número 156, quando teriam informado a suspensão da conta. Quando foi presencialmente ao posto Leste do Dmae, 10 dias após, surpreendeu-se ao descobrir que a conta não havia sido suspensa. “Se é 156, se é presencial, pra mim é tudo Dmae”, desabafou.

Pensando ter resolvido a situação presencialmente, viu, na conta de junho, uma notificação para que quitasse a dívida e retornou ao posto presencial. No local, ele afirma terem se desculpado e suspendido ambas as contas, de maio e junho. “Resumindo a atual confusão: eles estão com as duas contas suspensas por 30 dias para avaliação da resposta”, diz o aposentado.

Conta foi de R$ 60 a R$ 48 mil

Também em maio, um caso impressionou moradoras do Passo das Pedras, mesmo o bairro não estando na lista do Dmae de afetados pelo problema na troca de sistema. Lilian Pereira relatou que a tia, de 84 anos, se deparou com uma conta superior a 48 mil reais.

Segundo ela, o valor ficava próximo dos R$ 60 e triplicou nos últimos meses, chegando ao valor exorbitante. “Março começou a aumentar e maio foi o maior valor”, afirmou Lilian. Em março e abril elas já haviam estranhado a conta acima de R$ 200, mas não imaginavam que em maio chegaria a milhares de reais.

Lilian, que auxilia a tia idosa em trâmites burocráticos, acionou o Dmae. O Departamento recalculou os valores, mantendo cada uma das contas no valor de R$ 180,57. Porém o resultado não agradou a família. “Mesmo diminuindo, dá duas vezes mais do valor que se pagava”, argumentou Lilian.

Problemas se repetem

No posto Centro do Dmae, diversos consumidores com problemas semelhantes buscavam atendimento na última semana. O síndico de um prédio, afirmava estar lá pela 12ª vez buscando solução para as cobranças que afirmava serem irregulares. Na maioria dos casos, os consumidores saíam do local com um pedido de avaliação da possibilidade de vazamento na residência.

Em nota, o Dmae informou que “não há problema com a troca do sistema”. Segundo o Departamento, a exceção seria o “episódio identificado e corrigido pelo DMAE no mês 05/2023 em 6.255 ramais do grupo 07”. A orientação é para que o cidadão que pediu a revisão aguarde o retorno da demanda, sem o risco de corte.

Conforme o Dmae, “os erros de marcação estão relacionados ao contrato de leitura e emissão de contas”, feito pela empresa FIMM Brasil. Segundo a nota, “o contrato está em fase de rescisão contratual, a qual está sendo reavaliada pelo Departamento e pela empresa”. A previsão de decisão é de até 30 dias.

Ainda segundo o Departamento, o 156 e a loja virtual do Dmae são dois sistemas, para demandas diferentes. Demandas de revisão de contas devem ser encaminhadas pelo sistema lojavirtual.dmae.poa.br e demandas de atendimento de equipes na rua pelo telefone 156.

Revisão da conta: passo a passo

O Dmae orienta ao cidadão para verificar junto ao seu hidrômetro se a leitura está correta: comparar leitura atual na conta com os quatro números pretos no hidrômetro. Se na conta estiver maior que no hidrômetro, tem erro de marcação.

Nesse caso, o cliente deve enviar para o e-mail [email protected] uma solicitação de acerto, anexando a conta reclamada, uma foto do hidrômetro onde se verifique a marcação (quatro números pretos), nome, telefone, e-mail e CPF do responsável pelo imóvel.

Após o envio do e-mail, o usuário deverá aguardar a correção. Durante o período de análise não existe o risco de suspensão do abastecimento (corte) e caso a reclamação seja pertinente não incidirá ônus por atraso, sendo a conta reclamada recalculada e emitida com novo vencimento.