O governo estadual concluiu a construção de uma passagem emergencial e liberou o acesso da ERS-494, entre Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul, no litoral Norte, 13 dias após o ciclone extratropical que atingiu a região. Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
A obra serve de alternativa à ponte, na localidade de Morro Azul, destruída em razão do fenômeno climático – que matou 16 pessoas e deixou mais de 54 mil desabrigados no Rio Grande do Sul. Como a passagem é emergencial, somente veículos de passeio e caminhões pequenos podem trafegar no trecho.
O titular da Selt, Juvir Costella, alerta: “Os motoristas devem ter muito cuidado e trafegar com calma, respeitando os limites de velocidade.”
Jà o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, explica que o desvio conta com uma base que vai receber manutenção periódica. “A solução definitiva para o trecho é a reconstrução da ponte. Já estamos elaborando estudos para determinar quais serviços serão necessários no local”, finaliza.