As declarações de Renato Portaluppi após a goleada sobre o Coritiba, no domingo passado, voltaram a colocar em dúvida a continuidade de Luis Suárez no Grêmio. Segundo o técnico tricolor, além das dores no joelho direito, “têm mais coisas acontecendo”, deixando em aberto o futuro do centroavante em Porto Alegre: “É um assunto muito delicado e só as pessoas que estão aqui dentro − o presidente, a diretoria e eu − sabem o que temos conversado. Têm certas coisas que a gente procura segurar aqui dentro. Tem coisa acontecendo sim, mas quem sabe mais para frente eu falo. Ele tem dores no joelho, mas tem mais coisas acontecendo também. Espero que tenha um final feliz”.
Suárez foi um dos destaques da vitória gremista diante do Coxa por 5 a 1, na Arena. Após dar uma assistência e marcar um gol, o camisa 9 pediu para ser substituído e deixou o campo com as já conhecidas dores no joelho direito. No banco de reservas, fez tratamento com gelo. O Pistolero é o artilheiro do clube nesta temporada, com 16 gols, além de contribuir com nove assistências, em 28 partidas.
A entrevista de Renato aconteceu três dias depois do vice de futebol Paulo Caleffi descartar qualquer possibilidade de Suárez antecipar a sua aposentadoria por causa das dores no joelho direito. O comandante tricolor reforçou que a situação precisa ser resolvida entre o atleta e a diretoria do clube: “Ele tem dores no joelho e têm outras coisas acontecendo, mas aí foge de mim, é da diretoria com o jogador. Espero que as coisas possam se resolver da melhor maneira para que a gente continue tendo o Suárez”.
Além da questão física, Luisito foi colocado na mira do Inter Miami, dos Estados Unidos, pela imprensa argentina nas últimas semanas. O uruguaio poderia reeditar dupla com Messi, recém-contratado pelo time da MLS. Ambos são amigos dos tempos de Barcelona, quando atuaram juntos por seis temporadas. Antes de acertar com o Grêmio, Suárez chegou a manifestar o desejo de encerrar a carreira com ‘La Pulga’ no futebol norte-americano. Com contrato até dezembro de 2024 na Arena, o centroavante tem multa rescisória de 60 milhões de dólares. Enquanto essa situação não é resolvida, a torcida segue aflita com a possibilidade de perder seu principal jogador.