A nova diretoria da Trensurb tomou posse, nesta segunda-feira, depois de indicada pelo governo federal. O cargo de diretor-presidente vai ser ocupado pelo ex-deputado e ex-prefeito Fernando Marroni (PT). Vanessa da Rocha assume como diretora de Administração e Finanças e Ernani Fagundes como diretor de Operações.
Marroni exerceu quatro mandatos como deputado federal e um como estadual, além de ter governado o município de Pelotas entre 2001 e 2004. O novo diretor-presidente é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas (Ucpel) e servidor público federal da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Conforme Marroni, a prioridade da gestão vai ser manter o conforto e a segurança dos passageiros do trem, além de trazer mais eficiência à gestão, diminuindo os custos de operação.
Já Vanessa da Rocha conta com formação superior em Ciências Econômicas pela PUCRS e pós-graduação em Gestão Pública – Transparência e Controle Social – pela Fundação La Salle. Atuou como secretária municipal da Fazenda e de Planejamento e Gestão, em Canoas. Ocupou ainda cargos de gestão na secretaria de Obras e na Casa Civil do governo do Estado, além de diretorias na administração municipal de Viamão.
Ernani Fagundes é graduado em Administração de Empresas pela Unisinos, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Empregado da Trensurb desde 1985, ele já passou pelos cargos de diretor de Administração e Finanças, superintendente de Desenvolvimento Comercial e superintendente de Desenvolvimento e Expansão – quando integrou a equipe que coordenou as obras de expansão da linha entre São Leopoldo e Novo Hamburgo. Também atuou nas prefeituras de São Leopoldo e Porto Alegre em funções de gestão de transporte e mobilidade.