Com a confiança retomada após vencer o América-MG na última quinta-feira, o Grêmio recebe o Coritiba neste domingo, às 16h, na Arena, pela 12ª rodada do Brasileirão. O Tricolor busca mais um resultado positivo que pode valer o segundo lugar, caso o Palmeiras não vença o líder Botafogo. Enquanto isso, o Coxa sonha com a primeira vitória na competição para tentar deixar a incômoda lanterna.
Destaque na vitória contra o Coelho, com um gol e uma assistência, Suárez deverá estar em campo mais uma vez. A aposentadoria antecipada do centroavante uruguaio, inclusive, foi descartada por Paulo Caleffi, vice de futebol do clube: “Essa notícia de que o Suárez procurou a diretoria do Grêmio pra falar sobre sua aposentadoria não existiu”. Luisito é o artilheiro tricolor nesta temporada, com 15 gols em 27 jogos, além de contribuir com nove assistências. “É um jogador extraordinário. Ele tem nos ajudado bastante, e eu espero que ele possa continuar nos ajudando”, disse Renato Portaluppi na entrevista coletiva após o jogo contra os mineiros.
Para esse confronto diante dos paranaenses, Renato terá retornos importantes na defesa e no meio-campo. Após cumprirem suspensão pelo terceiro cartão amarelo contra o América-MG, Bruno Uvini e Kannemann voltam a ficar à disposição. Preservado do confronto do meio de semana, Carballo também será novidade. O volante serviu a seleção do Uruguai em dois amistosos na data Fifa. Dessa forma, o treinador gremista poderá promover alterações na equipe, principalmente na volta do esquema com três zagueiros. Surpresa na escalação contra o Coelho, Brenno não tem presença garantida diante do Coritiba. Titular nas partidas anteriores, Gabriel Grando pode reassumir a posição no gol tricolor. “Não é rodízio. Lá contra o Athletico-PR jogou o Adriel, hoje (quinta) o Brenno. Um goleiro não vai jogar todas. É importante esse rodízio mesmo jogando para termos ritmo de jogo”, explicou Renato Portaluppi.
A expectativa fica por conta de Ferreira. Recuperado de lesão muscular, o atacante pode voltar a ser relacionado após três meses. O jogador não atua desde 25 de março, quando o Grêmio enfrentou o Ypiranga no segundo confronto da semifinal do Gauchão. Caso realmente apareça na relação, o camisa 10 ficará como opção no banco de reservas para o decorrer do jogo.
Brasileirão 2023 – 12ª rodada
Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo, Bitello e Reinaldo; Cristaldo e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Coritiba
Gabriel; Jean Pedroso, Kuscevic e Thiago Dombroski; Natanael, Bruno Gomes, Andrey, Marcelino Moreno e Jamerson; Alef Manga e Zé Roberto. Técnico: Antonio Carlos Zago.
Árbitro: João Vitor Gobi (SP-CBF)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP-CBF) e Luanderson Lima dos Santos (BA-Fifa).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP-Fifa)
Data e hora: 25/06, domingo, às 16h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)