Lula cancela jantar com príncipe saudita

Cerimonial da Presidência telefonou para pedir desculpas e agradecer homenagem

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou, com poucas horas de antecedência, um jantar em homenagem a ele a ser oferecido, nesta sexta-feira, em Paris pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman Al Saud. Segundo a Presidência da República, os motivos foram a extensão das agendas de Lula na cidade e o cansaço físico. Al Saud é o príncipe que deu o conjunto de joias milionárias que o governo de Jair Bolsonaro tentou trazer ilegalmente para o Brasil, em 2021. As informações foram publicadas pela Agência Estado (AE).

O cerimonial da Presidência telefonou para os sauditas para pedir desculpas pelo cancelamento e agradecer a homenagem. Lula também deixou em aberto a possibilidade de um novo encontro, assim que houver oportunidade.

O príncipe Bin Salman é acusado de ordenar o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, crítico do regime da família dele, a Casa de Saud, em um consulado do país na Turquia, em 2018. Lula previa se encontrar com o herdeiro saudita um dia depois de reclamar de falta de solidariedade com o jornalista Julian Assange.

O fundador do WikiLeaks está preso, alvo de 18 acusações nos Estados Unidos, por revelar documentos confidenciais, principalmente na área militar.

O encontro do presidente brasileiro com Bin Salman era considerado delicado politicamente por integrantes do governo e, nas redes sociais, repercutia mal. O presidente francês, Emmanuel Macron, sofreu fortes críticas por ter recebido o príncipe saudita na semana passada.