Suárez vive noite especial e Grêmio vence América-MG de virada na Arena

Em meio aos rumores de aposentadoria, uruguaio brilha com gol e assistência na vitória que recoloca o Tricolor no G4

Foto: Fabiano do Amaral/CP

Mesmo com os problemas físicos e os temores de aposentadoria, Luis Suárez foi Luis Suárez. Com um gol e uma assistência, o camisa 9 comandou a virada do Grêmio contra o América Mineiro, na vitória por 3 a 1, na noite desta quinta-feira, na Arena, pela 11ª rodada. O resultado recoloca o time de Renato Portaluppi no G4 do Brasileirão com 20 pontos. Na próxima rodada, o rival será o Coritiba, domingo, novamente em Porto Alegre.

O jogo girava em torno de Suárez. Mas o uruguaio nunca fugiu de suas responsabilidades. Após sair atrás, o Tricolor viu o zagueiro Eder, do Coelho, ser expulso e construiu o resultado. Bitello empatou ainda na primeira etapa com assistência do Pistolero.

No segundo tempo, Reinaldo, de bela atuação, encontrou Villasanti que marcou de cabeça. Faltava o gol de Suárez. Ele nasceu em linda trama de passes e chute de canhota do artilheiro. Ele encontrou o poste depois de dribles de lesionar o joelho dos zagueiros.

Olhos em Suárez

A notícia da semana trouxe um enredo peculiar ao duelo entre Grêmio e América Mineiro. Os olhos da torcida gremista e do universo futebolístico estavam em Luis Suárez, seu joelho e sua possível aposentadoria por condições físicas. Charrua como é, a raça apareceu. O uruguaio manteve a habitual intensidade e movimentação. Sem os três zagueiros, o time de Renato entrou com uma marcação dando espaços e deixou o Coelho atuar. Assim, o atacante Aloísio encontrou a trave aos 6 minutos em chute cruzado de dentro da área.

O duelo foi de fibra e marcação no meio de banco, sem grandes chances de lado a lado. Quando o Tricolor melhorou, Suárez encontrou a trave em toque de cabeça. Na resposta, o gol dos visitantes. Após escanteio, o goleiro Brenno, novidade na escalação, titubeou e o zagueiro Danilo Avelar apareceu para empurrar para o gol.

Em dividida, a tensão era nítida. Suárez assustou a torcida após lance com Éder. O jogador recebeu o cartão amarelo. Seu segundo no jogo e foi expulso aos 33 minutos. O lance foi confuso, pois a árbitra Edna ia mostrando o cartão para o jogador errado, mas foi ajudada pelo VAR. Em vantagem numérica, o time gremista conquistou o empate. Com boa tabela, Suárez encontrou Bitello na direita da área. O chute veio rasteiro e o goleiro Cavichioli aceitou. A virada quase veio num lindo voleio de Suárez, mas a bola acabou indo pela linha de fundo.

Brilho de Suárez

Renato promoveu duas trocas: Vina e Nathan entraram nos lugares de Cuiabano e Mila. As mudanças deram maior toque de bola no meio de campo, enquanto o Coelho aguardava para contragolpear. O primeiro susto chegou em chute de fora da área do lateral Reinaldo. A bola raspou a trave. A virada chegou depois de cruzamento de Reinaldo na cabeça de Villasanti. O toque entrou no ângulo do goleiro aos 15.

A pressão gremista não reduziu com a vantagem. O goleiro Matheus Cavichioli salvou chute de Bitello. O terceiro gol gremista saiu como a torcida sonhava para esta noite. Em linda jogada coletiva, Suárez recebeu na área e bateu cruzado de canhota, forte, firme para ampliar o marcador aos 23.

Por um detalhe, daqueles que o futebol nos reserva, Suárez não marcou um golaço. Ele driblou dois marcadores e entrou na área para encontrar o poste mais uma vez. A partir daí, o principal lance foi a saída do Pistolero, que deixou o campo ovacionado pela torcida. Mais uma vitória do Grêmio que sobe na tabela.

Brasileirão – 11ª rodada

Grêmio 3

Brenno; João Pedro (Natã), Bruno Alves, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Mila (Vina), Bitello, Cristaldo (Nathan Fernandes) e Cuiabano (Nathan); Luis Suárez (André Henrique). Técnico: Renato Portaluppi.

América-MG 1 

Cavichioli; Marcinho (Matheus Henrique), Éder, Wanderson e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Breno (Ale), e Juninho; Everaldo (Wanderson), Martínez e Aloísio (Renato Marques). Técnico: Vagner Mancini.

Gols: Avelar (25min/1°T) Bitello (40min/1°T) Villasanti (15min/2°T) Suárez (23min/2°T)
Cartões amarelos: Matheus Henrique
Cartão vermelho: Éder (América-MG)
Árbitra: Edina Alves Batista (SP-Fifa)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP-Fifa) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF-Fifa)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ-Fifa)
Data e hora: 22/06, quinta-feira, às 19h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)