A Defesa Civil de Porto Alegre irá manter, até a próxima segunda-feira, o monitoramento de forma contínua em razão da possibilidade de precipitações de até 50 milímetros na cidade, contribuindo para possíveis deslizamentos de terra e detritos. O alerta em questão foi emitido ainda na terça-feira. Conforme a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSEG), a situação relacionada à passagem do ciclone extratropical está hoje sob controle, e pontos da Capital historicamente afetados pelas enchentes, como a área das ilhas, não chegaram a ser afetados.
O aviso vigente é em razão de o solo ainda estar molhado, ainda conforme a secretaria. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não incluía Porto Alegre em seu alerta, válido até 10h de hoje. Na Capital, a ocorrência mais relevante continuava sendo um alagamento na avenida Voluntários da Pátria, no bairro Navegantes. Hoje, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) faziam a lavagem da via, porém a via no sentido Arena ao Centro Histórico seguia bloqueada para a passagem de veículos em um trecho.
O desvio era feito em uma faixa do sentido contrário. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), houve uma obstrução da rede, porém a maioria da água já foi drenada. A Prefeitura também reforçou que, em caso de emergências, a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está preparada para eventuais atendimentos. Também hoje, a Farmácia Distrital Bom Jesus funciona normalmente, após o adiamento do inventário dos medicamentos em razão da indisponibilidade do sinal de Internet em alguns serviços de saúde da região.