O governador gaúcho, Eduardo Leite, classificou de “vitória da democracia e garantia de um futuro melhor para a saúde dos segurados” a aprovação, pela Assembleia Legislativa, da reforma do IPE Saúde, na noite desta terça-feira. Em postagem no Twitter, o tucano avaliou que as alterações garantem o atendimento e dão condições para a ampliação e qualificação da rede credenciada.
“O governo fez de tudo para garantir o menor impacto financeiro possível às famílias seguradas”, escreveu o governador, ao garantir que nenhum titular vai pagar mais de 12% do salário pelas contribuições de titular e dependentes. “A decisão soberana do Parlamento é pela mudança para melhor, tenham certeza”, destacou.
O governador pediu, ainda, que os servidores assimilem a reforma com esperança, dizendo que “um IPE mais saudável significa um atendimento melhor e mais digno”.
Aprovação
Apesar da pressão de servidores públicos e sindicatos, que bloquearam todos os acessos ao prédio da Assembleia Legislativa, os deputados aprovaram, sem alterações (emendas), o projeto original do governo.
Confira como votou cada deputado
A proposta altera alíquotas de contribuição e prevê a cobrança de dependentes até então isentos, entre outros itens, o que gerou críticas por parte dos servidores e de deputados de oposição.