COP30 ocorre em Belém, em novembro de 2025, confirma governo

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, realizou o anúncio acompanhado do presidente Lula e do governador paraense

Foto: Reprodução

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que as Nações Unidas aprovaram a realização da 30ª Conferência sobre Mudança do Clima (COP) em Belém, capital do Pará, na região amazônica, em novembro de 2025. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, divulgou a informação, em um vídeo publicado em redes sociais em que aparece acompanhado do presidente da República e do governador do estado, Helder Barbalho (MDB).

“Eu queria confirmar que as Nações Unidas aprovaram, no último 18 de maio, a realização da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima na cidade de Belém do Pará em novembro de 2025. Será a COP30, proposta do presidente Lula. Será a primeira vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança do clima no Brasil e na cidade de Belém”, disse o ministro das Relações Exteriores.

“Queria festejar em nome do povo do Pará, claro, e de todos os brasileiros, o privilégio do nosso país de poder sediar o mais importante evento de mudanças climáticas do planeta. Aumenta a nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado e, acima de tudo, a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região e, claro, o respeito ao meio ambiente”, acrescentou o governador do Pará.

Lula relatou no vídeo que já participou de diversas COPs, mas em outros países. “E eu dizia assim: ‘por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia?”, lembrou.

Em janeiro, Barbalho havia dito que uma das ideias do governo é criar um grupo transversal para discutir uma nova dinâmica para a Amazônia. “Onde passa pelo enfrentamento, de maneira ativa e forte, no combate às ilegalidades ambientais e, por outro lado, construa novo modelo de desenvolvimento econômico, com a transição do uso da terra”, disse o governador do Pará.