O site Meu INSS está fora do ar desde esse domingo. O problema impede a consulta ao 13º salário de aposentados e pensionistas, além de afetar o Portal dos Peritos Médicos Federais, sistema de agendamento do INSS e consultas de informações do CNIS e de benefícios do INSS.
Na última sexta-feira, aposentados, pensionistas e beneficiários tiveram liberada a consulta para saber quanto receberão no mês de maio, quando começa a ser paga a primeira parcela do 13° salário, além do novo salário mínimo de R$ 1.320. A medida, prevista para o dia 21, havia sido antecipada no site do instituto ou no aplicativo Meu INSS.
Mas, neste fim de semana, usuários relataram que o site Meu INSS não abria, exibindo uma mensagem de erro: “500 internal server error”.
Segundo o instituto, o Dataprev registrou o problema, mas ainda não há previsão de retorno do serviço. O INSS enviou nota da empresa pública de dados para explicar o transtorno.
Veja a nota:
“Neste domingo (21/05), durante um procedimento padrão de manutenção em um equipamento de armazenamento, realizado pelo fabricante no Datacenter do Rio de Janeiro, ocorreu um desligamento não programado de alguns discos.
O imprevisto causou a indisponibilidade de serviços prestados pela Dataprev ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
As equipes técnicas da Dataprev, em conjunto com o fabricante, seguem atuando para que todos os sistemas dos clientes estejam completamente disponíveis o mais rapidamente possível.
No momento, os sistemas impactados incluem: Meu INSS, Portal dos Peritos Médicos Federais (PMF), sistema de agendamento do INSS e consultas de informações do CNIS e de benefícios do INSS”