O “veranico de maio” retorna, nos próximos dias, no Rio Grande do Sul. A tradicional elevação da temperatura das mínimas e máximas durante o quinto mês do ano ocorre em virtude da chegada de uma grande massa de ar quente que vai se instalar sobre as latitudes médias da América do Sul. De acordo com a Metsul Meteorologia, o fenômeno vai aumentar as temperaturas no Sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e no Centro da Argentina.
Segundo os modelos numéricos, as máximas na próxima semana devem chegar a 28ºC a 30ºC na fronteira Oeste, especialmente entre terça e quarta. No Noroeste gaúcho, marcas de 29ºC a 30ºC também devem ser esperadas no meio da semana.
Em Porto Alegre, as máximas na maioria dos dias do período ficarão entre 26ºC e 29ºC, mas na área metropolitana e nos vales algumas tardes devem ter temperaturas perto ou mesmo acima dos 30ºC.
A previsão da MetSul para a Capital indica, para a segunda-feira, mínima oficial de 16ºC e máxima em torno de 26ºC. Na terça, variação de 15ºC a 27ºC ou 28ºC. Na quarta, 14ºC a 27ºC ou 28ºC. Na quinta, mínima de 15ºC a 16ºC e máxima de 28ºC a 29ºC. Na sexta, com o avanço de uma frente fria, há uma divergência dos dados, mas há modelos indicando até quase 30ºC na cidade.