A eleição para definir a lista tríplice visando a escolha do futuro procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul teve o resultado divulgado no fim da tarde deste sábado. Na segunda-feira, o governador Eduardo Leite recebe a relação e, partir daí, define quem vai comandar o Ministério Público Estadual até 2025. Nessa ordem, entraram para a lista os promotores de Justiça Alexandre Saltz, com 403 votos, Júlio César de Melo, com 321 votos, e Maurício Trevisan, com 199. Também concorria a promotora Martha Beltrame, que somou 180.
De forma ininterrupta, a votação ocorreu, desde o dia 18, e se encerrou às 17h, quando a Comissão Eleitoral proclamou o resultado na sede institucional do Ministério Público, em Porto Alegre.
Participaram do pleito 695 votantes. Apenas três membros não votaram.
O presidente da Comissão Eleitoral, procurador de Justiça Sérgio Guimarães Britto, avaliou que a apuração do pleito com baixíssima abstenção mostrou a união dos promotores e procuradores de Justiça em participar ativamente dos destinos da instituição.
O atual procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, agradeceu aos candidatos que colocaram os nomes à disposição. A lista tríplice vai ser entregue a Eduardo Leite às 14h de segunda-feira. O governador vai ter 15 dias para escolher e nomear o futuro titular do cargo.