O Ministério da Saúde (MS) recomendou, nesta sexta-feira, que a vacinação contra a gripe seja ampliada para toda a população brasileira a partir dos seis meses de idade. No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) vai seguir a recomendação. A SES estima que a partir de segunda ou terça-feira, o imunizante esteja disponível para este público.
A pasta aguarda apenas a chegada da nota técnica do Ministério, que é aguardada ainda para esta sexta. Após o recebimento da nota, é necessário um tempo para organização interna. Por isso, é mais provável que a ampliação se dê apenas na terça-feira. De acordo com a SES, a ampliação vai ser realizada com as doses remanescentes dos grupos prioritários que não foram usadas até o momento. A pasta salienta ainda que segue o estabelecido pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) e que não há falta de vacinas no Rio Grande do Sul.
Até o momento, aproximadamente 21 milhões de pessoas receberam a vacina contra a Influenza no país, o que representa cerca de 30% do grupo prioritário. Em cidades gaúchas, 1,527 milhão se imunizaram, para um público alvo de mais de 5 milhões.
Na capital, a liberação vai ser gradativa. A partir de segunda-feira, pessoas de 50 anos ou mais poderão se imunizar contra a gripe. A expectativa é de que as doses estejam disponíveis a todas as pessoas acima de seis meses a partir da sexta que vem, dia 19. Até o momento, Porto Alegre vacinou cerca de 191 mil pessoas contra a Influenza, diante de um público alvo de mais de 717 mil.