O Hospital Universitário de Canoas deve retomar as cirurgias eletivas no próximo dia 20 de maio. O anúncio foi feito pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge, na tarde de quinta-feira (11), após reunir-se com a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, na busca por alternativas e soluções para normalizar os atendimentos. Os procedimentos estavam suspensos desde 27 de abril.
Devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, que vem atrasando os repasses de recursos, o hospital suspendeu por falta de insumos a realização dos procedimentos com agendamento prévio e que não são de urgência e emergência. Anunciada inicialmente por dez dias, a medida foi prorrogada por mais dez. Diante do montante de dívidas da Prefeitura e com a queda na arrecadação, a atual dívida com o Hospital Universitário chega a R$ 18 milhões.
Nesta sexta-feira (12), o prefeito Jairo Jorge fará uma reunião com os três hospitais da cidade – HPSC, HU e HNSG, para intensificar as ações de recuperação das instituições. “Estamos trabalhando para que até o próximo dia 20, que é o prazo da suspensão, consigamos organizar a instituição. O Gracinha, recebeu um aporte de R$3,8 milhões, entre recursos federais, do convênio do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça, para a redução de filas por tratamento e cirurgias em oncologia. Vamos fazer todos os esforços para retomar a atividade plena dos três hospitais. Peço o apoio dos médicos e de todos os profissionais da saúde, para que, juntos, possamos superar esse momento”, frisou o prefeito de Canoas.
Jairo Jorge ainda lembrou que As três instituições são referências para 156 municípios e salientou que mais de 33% dos pacientes são de outras cidades. “Estamos economizando, buscando recursos, mas precisamos de ajuda. A situação na qual eu encontrei a cidade é alarmante. Estamos procurando soluções que nos ajudem a superar esse grave momento, principalmente na área da saúde”, destacou Jairo.