O grande campeão da Copa Gaúcha de Pizzaiolos, que aconteceu nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, foi Rodrigo Hennemann. O segundo lugar ficou para Carolina Hermann. Os dois ganharam troféu e conquistaram vagas para disputar o Campeonato Mundial de Pizza, em Parma, na Itália, com passagem de ida, volta e hospedagem pagos. A terceira colocação ficou com Rodrigo Montecchio.
O último dia de competição reuniu oito finalistas dos 40 inscritos (entre eles, três mulheres). O evento aconteceu durante os três dias, junto à programação da Sulserve – Feira Profissional de Panificação, Food Service e Hotelaria -, que se iniciou na terça-feira.
A Copa, segundo Ricardo Gonzaga, técnico do Espaço Gastronômico, empresa que esteve à frente da organização, e pizzaiolo há 21 anos, foi idealizada em 2022 para valorizar o profissional que é pouco conhecido, especialmente na região Sul e estimular a produção de pizzas de alta qualidade através do aperfeiçoamento da técnica e da criatividade. A obrigatoriedade do concurso era que a pizza tivesse 35cm de diâmetro e fosse de sabor salgado. Cada participante teve 12 minutos para produzir, assar e servir. Ao todo, 10 jurados prestigiaram a elaboração e degustação, em tempo real, de 48 pizzas feitas pelos 40 competidores durante os três dias de disputa.