“Deixou o legado de uma Porto Alegre melhor”, declara Melo em velório do ex-prefeito João Dib

Ex-prefeito faleceu aos 93 anos, nessa quarta-feira, no Hospital Moinhos de Vento

Velório do ex-prefeito João Dib. Foto: Marcel Horowitz

Ocorre, nesta tarde, o velório do ex-prefeito João Antônio Dib, falecido aos 93 anos na noite dessa quarta-feira, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O corpo deixa salão nobre do Paço Municipal, após as 17h30min, em um cortejo que vai passar em frente à Câmara Municipal, onde Dib exerceu 10 mandatos como vereador, seguindo para o cemitério João XXVIII, no bairro Medianeira, onde vai ser sepultado às 19h.

“Ele foi um exemplo de franqueza e lealdade aos seus princípios. Era um homem que deixa um exemplo para a Câmara, principalmente pela habilidade de dialogar e saber respeitar as individualidades”, declarou o presidente do Legislativo Municipal, vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

Os valores democráticos de Dib também foram ressaltados pelo prefeito Sebastião Melo, que o conheceu em 2000, quando se elegeu vereador pela primeira vez. “Ele sempre foi uma referência em posições políticas. Tratava com rigidez o dinheiro público e deixou o legado de uma Porto Alegre melhor. Só temos a agradecer a ele, viva o Dib”, destacou.

Natural de Vacaria, Dib era engenheiro por formação. Atuou como servidor público municipal, secretário e prefeito, de 1983 a 1986. No Legislativo, cumpriu 10 mandatos como vereador e presidiu a Câmara Municipal entre 2003 e 2004.

Último prefeito da capital gaúcha indicado pelo regime militar, era de início filiado à Arena e, depois, aos partidos que sucederam a sigla: PDS, PPR e PP.