Rio de Janeiro vai sediar cúpula do G20 em 2024

Encontro também deve contar com 10 nações convidadas, como Paraguai e Uruguai

Foto: TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

O Rio de Janeiro vai sediar a cúpula de chefes de estado do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo, em novembro de 2024. O governador Cláudio Castro, do Rio, confirmou a informação no Twitter.

O G20 reúne 19 países, entre eles o Brasil, além da União Europeia. A presidência do órgão é rotativa. A nação que preside o G20 também recebe o encontro de cúpula realizado anualmente.

Neste ano, por exemplo, a presidência é da Índia, que recebe a cimeira de chefes de estado nos dias 9 e 10 de setembro, em Nova Délhi. A partir de dezembro deste ano, a presidência fica a cargo do Brasil, que, portanto, recebe a cúpula do ano que vem.

Integrantes
Além do Brasil, Índia e União Europeia, fazem parte do G20 os Estados Unidos, China, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Japão, Itália, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia.

Segundo Cláudio Castro, o encontro de 2024 vai ter 20 integrantes do grupo, além de dez nações convidadas, entre elas Paraguai e Uruguai, que compõem o Mercosul junto com Brasil e Argentina.