O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), cumpriu uma série de agendas em Brasília, nesta terça-feira. Além de encontro com ministros, reuniões ligadas ao agronegócio e relacionadas à área da segurança pública, ele encerrou o ciclo de reuniões em um evento do Fórum dos Vice-Governadores com o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. “O Estado está acompanhando e queremos apoiar uma proposta de reforma que vise a simplificação, que não onere os setores estratégicos da economia”, disse.
Conforme Gabriel, um desses setores é o da tecnologia, área em que o RS busca tornar-se referência. “É um ponto de atenção. Temos que acompanhar de perto. Isso pode significar uma fuga de empresas que saiam do circuito nacional. Esse setor tem facilidade em fazer isso e tem que cuidar muito nessa oneração”, pontuou. À frente de projetos especiais do Estado, incluindo o South Summit, o vice-governador vê avanços na ideia de reforma tributária, que no ponto de vista dele é necessária para o país.
“O que se sabe é que avançamos no imposto dual, que é a possibilidade de os entes subnacionais arrecadarem o seu Imposto de Valor Agregado (IVA) e partilharem esse recurso no sistema como é feito hoje com o ICMS e o IPVA. Isso nos dá uma segurança maior”, analisou Gabriel. Isso significa, em tese, um IVA estadual e outro federal, não para o contribuinte, mas em critério de arrecadação.
Appy vem ao RS no próximo dia 22, no evento gratuito “Reforma Tributária: Simplificação e Eficiência”, realizado pela Fiergs, por meio dos Conselhos de Articulação Parlamentar (Coap) e de Assuntos Tributários, Legais e Cíveis (Contec), com o apoio a Fecomércio-RS, que vai contar também com a secretária da Fazenda do RS, Pricilla Maria Santana, com o coordenador do grupo de trabalho da reforma tributária na Câmara dos Deputados, deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), e com relator do grupo de trabalho da reforma tributária, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Demais agendas de Souza
Antes da agenda sobre reforma tributária, Gabriel Souza teve reuniões com os ministros do Planejamento, Simone Tebet, de Portos e Aeroportos, Márcio França, e da Secom, Paulo Pimenta.
O governador em exercício também esteve com o o embaixador da China, Zhu Qingqiao, buscando estreitar a relação comercial de produtos de origem animal, além de acessar o mercado de arroz e noz-pecã.
Já no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gabriel destacou as ações do governo do Estado direcionadas a políticas em defesa das mulheres, onde apresentou números do programa RS Seguro.