Porto Alegre treina diretores de escola para uso de Botão de Emergência

Casos recentes de ataques a creches e instituições de ensino, em São Paulo e Blumenau (SC), motivaram a implantação

Foto: Joel Vargas/PMPA

Diretores das 98 escolas municipais e das 217 conveniadas à prefeitura, em Porto Alegre, receberão um treinamento intensivo, nesta sexta-feira, para o uso de um Botão de Emergência, anunciado como medida complementar de segurança às instituições de ensino, na semana passada. Casos recentes de ataques a creches e instituições de ensino, em São Paulo e Blumenau (SC), motivaram a implantação.

Pela manhã, serão treinados os diretores e multiplicadores das escolas da rede municipal. À tarde, os representantes das escolas conveniadas farão o mesmo. Em casos de ameaça em ambientes escolares, o dispositivo deve ser acionado via aplicativo, com o alerta chegando de forma instantânea ao Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre.

O sistema anti-pânico, viabilizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, o Instituto Cultural Floresta e a empresa BeOn, não gera custo para o Município. Escolas e servidores devem fazer um pré-cadastro para acionar o dispositivo. Caso desejem as redes estadual e privada também podem aderir à iniciativa.