A Polícia Civil desmantelou, nesta quinta-feira, um esquema criminoso que extorquiu R$ 100 mil de um morador de Tapes, no litoral Sul. Segundo a corporação, um detento da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, dava ordens a comparsas do Vale do Sinos e região Metropolitana para ameaçar a vítima, em ligações de telefone.
Na ação, denominada ‘Operação Scammers’, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Parobé e Viamão. Houve ainda a representação pelo bloqueio das contas bancárias dos beneficiados, além da apreensão de celulares, documentos, comprovantes de depósito e máquinas de cartão de crédito.
Conforme a investigação, o homem era extorquido através do ‘golpe dos nudes’. Esse tipo de estelionato ocorre quando criminosos, se passando por uma mulher, fazem a captura de imagens íntimas e conversas com a vítima, com a intenção de chantagear, exigindo o pagamento de dinheiro. Caso as quantias não sejam pagas, o golpista ameaça divulgar as informações na internet ou encaminhar o material à polícia.
Participaram da operação 30 policiais civis em dez viaturas, com o apoio de outras Delegacias da Região Policial de Tapes, do Departamento de Polícia do Interior e do Departamento de Polícia Metropolitana.