Profissionais de saúde e indígenas poderão receber a vacina contra a gripe em Porto Alegre a partir desta quinta-feira. O grupo soma-se a idosos com 60 anos ou mais, que já recebem a dose desde a última segunda, quando teve início no País a campanha de imunização. A meta é atingir 90% de cada grupo até o fim da campanha, previsto para 31 de maio. Na capital, 717 mil pessoas fazem parte dos públicos-alvo.
À medida em que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receber maior quantitativo de doses, outros grupos prioritários serão chamados a se imunizarem. Todas as unidades de saúde municipais terão oferta de doses. O horário de funcionamento varia de acordo com a unidade.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil, produzidas pelo Instituto Butantan, protegem contra complicações causadas por três cepas de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Elas podem ser aplicadas junto de outros medicamentos e de vacinas do calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações, incluindo as que previnem as complicações da Covid-19.
Vacinação contra Influenza
Público-alvo no início: Pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e indígenas, até o momento.
Data: de 10 de abril a 31 de maio
Onde: unidades de saúde