Leite entrega lista de obras federais prioritárias no RS ao ministro dos Transportes, em Brasília

Investimento da União no Rio Grande do Sul em obras rodoviárias deve ser maior que o de anos anteriores, segundo Renan Filho

Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite esteve reunido com o ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta terça-feira, em Brasília, para tratar das obras de infraestrutura federais priorizadas pelo Executivo estadual. Durante o encontro, o tucano entregou uma lista com investimentos estratégicos, definidos em conjunto com a bancada gaúcha na Câmara.

De acordo com o ministro, o investimento da União no Rio Grande do Sul em obras rodoviárias deve ser maior que o de anos anteriores. Leite ressaltou, durante o encontro, a importância estratégica do RS no âmbito do Mercosul, e apresentou os programas estaduais de investimento e concessões.

Ao fim do encontro, Leite disse apostar em uma “onda de obras importantes” para melhorar a logística da economia gaúcha.

Prioridades

Durante a reunião, foram apontadas como prioridades: a ampliação da capacidade da BR-116 Norte (complexos Sinos – Scharlau e Esteio), a conclusão da duplicação da BR-116 (entre Guaíba e Pelotas), a duplicação do lote 4 da BR-392 (acesso ao porto de Rio Grande) e a ponte Rio Grande – São José do Norte, que permite a ampliação do complexo do porto para a outra margem da Lagoa dos Patos.  Também foram destacadas, no eixo Leste-Oeste, a duplicação de quatro lotes da BR-290 e a conclusão da nova ponte do Guaíba.

Constaram ainda na lista a ampliação da BR-448 (Rodovia do Parque) de Sapucaia do Sul a Portão e a construção da ponte Porto Xavier – San Javier (Argentina). A reforma da ponte entre Uruguaiana e Paso de los Libres, uma nova ponte entre Jaguarão e Rio Branco (Uruguai) e uma travessia entre Tenente Portela e Itapiranga, em Santa Catarina, também foram pauta do encontro.