O Rio Grande do Sul começa a semana com mais de 8 mil vagas de trabalho para quem está em busca de emprego. Do total, 6.550 são disponibilizadas pelas agências FGTAS/Sine em todo o Estado. São 5.508 postos de trabalho permanentes, 1.021 temporários, 11 para estágio e 10 para jovem aprendiz. Os setores da indústria e serviços somam mais da metade das oportunidades permanentes, sendo 35% na indústria e 30% em serviços. No caso das vagas temporárias, essas áreas de atuação se destacam ainda mais: 56% indústria e 40% serviços.
Dentre as vagas permanentes, 76% não exigem experiência. Nenhuma escolaridade é exigida em 27,32% destas oportunidades, enquanto 27,14% exigem Ensino Médio completo e 22% Fundamental completo. A remuneração, em 46% dos postos, é de 2 a 3 salários mínimos e, em 27% deles, varia de 1,5 a 2 salários mínimos. Entre as temporárias, 89% não exigem experiência. Sobre escolaridade, 63% exigem Ensino Fundamental incompleto. A remuneração de 25% varia de 2 a 3 salários mínimos.
Para estágio são 11 vagas abertas e as ocupações com maior número de oportunidades são pedagogo (3) e auxiliar de escritório (2). As agências com maior número de vagas são Santa Vitória do Palmar (3) e Passo Fundo (2). Já para Menor Aprendiz, são 10 vagas abertas, 8 delas nas agências de Erechim (7) e Estrela (1). As ocupações com postos em aberto são auxiliar de escritório (9) e recepcionista (1).
Outros dois mil postos de trabalho estão disponíveis através de concursos públicos. São 20 processos seletivos em aberto e diversos municípios do Rio Grande do Sul. São 2.018 vagas a serem disputadas. O concurso com maior número de vagas é da Secretaria Estadual da Educação com 1,5 mil e salários de até R$ 2.120,17. A prefeitura de Dom Pedrito, por exemplo, em 180 vagas em aberto. Esse é o concurso que tem o maior salário, chegando a R$ 12.511.
Para se candidatar às vagas, os trabalhadores podem comparecer à Agência FGTAS/Sine mais próxima, conforme a relação de endereços disponível no site fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine. É preciso levar documento de identificação com CPF e foto. Após serem cadastrados no sistema, aqueles que possuírem perfil profissional compatível com as vagas em aberto, receberão carta de encaminhamento para participarem dos processos seletivos. Também é possível retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play.
Sine Porto Alegre oferece mais de 1,5 mil vagas
No Sine Municipal de Porto Alegre são oferecidas 1.599 vagas gerais, além de 40 oportunidades específicas para portadores de deficiência (PCD). Em destaque, na semana, estão 163 para representante comercial autônomo. Na área de serviços, são 150 vagas para vigilante e 107 para auxiliar de logística.
No setor de construção civil, a maior busca é por pedreiro, com 73 posições. Interessados em participar do processo seletivo devem retirar a carta de encaminhamento na unidade da avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com avenida Mauá, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.