Trump se declara inocente das acusações criminais apresentadas contra ele em Nova Iorque

Ex-presidente dos Estados Unidos se apresentou à Justiça na tarde desta terça-feira

Presidente dos EUA, Donald Trump usou o Twitter para se manifestar | Foto: Jim Bourg/Reprodução/ABr
Foto: Jim Bourg / Reprodução/ABr

O ex-presidente americano Donald Trump se declarou inocente, nesta terça-feira, das acusações criminais apresentadas contra ele por ter subornado uma atriz pornô em troca do silêncio dela antes das eleições presidenciais de 2016, em uma audiência histórica realizada em Nova Iorque.

O ex-chefe do Executivo dos Estados Unidos, de 76 anos, e que governou entre 2017 e 2021, responde à justiça sobre esse caso, que ameaça azedar as pretensões dele de voltar à Casa Branca, em 2024.

Investigação

A Justiça de Nova Iorque abriu uma investigação em 2018 sobre o pagamento de 130 mil dólares (R$ 420 mil em valores da época) à atriz pornô Stormy Daniels, pouco antes das eleições presidenciais de 2016 para esconder uma suposta relação extraconjugal de Donald Trump. Como a campanha não incluiu esse repasse nas contas oficiais do candidato republicano, o que violaria as leis eleitorais estaduais, mas foi registrada como “honorários advocatícios” nas despesas de sua empresa, com sede em Nova Iorque.

Em janeiro, o promotor do distrito de Manhattan, o democrata Alvin Bragg, nomeou um grande júri, um painel de cidadãos selecionados aleatoriamente com poderes de investigação, para determinar se havia provas suficientes para acusar Donald Trump. Depois de três meses de investigações e depoimentos de testemunhas, o grande júri decidiu indiciá-lo, mas não tornou públicas as acusações.

*Com informações da Agência France Presse (AFP)