O Governador Eduardo Leite afirmou que a integração do transporte metropolitano com o da Capital pode se tornar realidade em breve, em sua avaliação. “Agora acho que temos as condições políticas adequadas e o tempo para poder construir a integração do transporte como a gente deseja”, afirmou Leite ao Correio do Povo. A declaração foi dada após a cerimônia de encerramento da South Summit 2023, no Cais Mauá, em resposta à manifestação de Melo, de que faltava uma iniciativa efetiva do governo gaúcho para realizar a integração.
Durante o anúncio do Plano de Ação Climática de Porto Alegre, realizado no início da tarde, no evento, o prefeito de Porto Alegre classificou como “burrice” o transporte metropolitano não ser integrado ao da Capital e atribuiu a demora ao governo do Estado. “Por parte da prefeitura de Porto Alegre, nós estamos nesse grupo para fazer a coisa acontecer. Mas tem que haver um comando político para dar um prazo para os empresários se integrarem”, declarou Melo.
Segundo o governador, a demora em ampliar o debate sobre o assunto se deu em função da pandemia de Covid-19. Leite afirmou que são muitas variáveis a serem avaliadas no processo, entre elas: transporte municipal, transporte estadual, Trensurb, que é operação federal, mas é uma concessão do Estado. “A gente vai ter que construir e costurar tudo isso”, analisou o chefe do Executivo Estadual.
A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) assinou um termo de cooperação com a Metroplan, na quinta-feira, para fazer um estudo do transporte metropolitano, para avaliar a possibilidade de integração. O prefeito da Capital avaliou que o levantamento é importante, mas disse que é preciso colocar a ideia em prática o mais rápido possível.