test

Inscrições para o projeto Tribos Jovens Empreendedores seguem até dia final de abril

Projeto realizado pela Rede Parceiros Voluntários tem parceria com o Sebrae RS

Crédito: Divulgação

Para modificar a realidade da sua comunidade e transformar o mundo em um lugar melhor é preciso assumir o seu protagonismo na sociedade. Por isso, a Parceiros Voluntários (PV), em parceria com o Sebrae RS, leva a alunos e educadores do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a metodologia Tribos Jovens Empreendedores, que teve início em 2021. As inscrições gratuitas podem ser feitas até 30 de abril.

Autoconhecimento, propósito, empreendedorismo social e protagonismo jovem são alguns dos valores que fazem parte da iniciativa criada pela ONG há 19 anos. Com o programa Educação Empreendedora, o projeto propõe o desenvolvimento de competências empreendedoras no período de três anos, por meio de encontros online em assuntos como habilidades socioemocionais, liderança e prática social. Esse ano ocorre a conclusão do ciclo, que foi especialmente planejado de modo que o desenvolvimento da metodologia ocorresse de forma progressiva e complementar durante três anos (2021-2023).

Se em 2022 as experiências tiveram foco na inovação, a fim de estimular a criatividade dos participantes, agora será a vez das Técnicas Empreendedoras, que suscitarão o pensamento ético e responsável, a aprendizagem com a experiência, visão, conhecimento básico financeiro e econômico, planejamento e gestão. Tudo isso, com uma metodologia “gameficada”, pra provar que aprender sobre empreendedorismo e gestão pode ser divertido. “A ideia é, a cada ano, proporcionar uma experiência enriquecedora para educadores e alunos, a fim de oportunizar que Tribos contribua para o projeto de vida dos estudantes, e ao final desse ciclo, formarmos jovens protagonistas de suas comunidades”, conta Daniel Santoro, Presidente do Conselho de Administração da PV.

CAPACITAÇÕES

Os estudantes que participaram de Tribos Jovens Empreendedores nos primeiros dois anos já têm sua vaga garantida em 2023. Eles receberão certificado especial indicando sua participação nessa ação que tem chancela da UNESCO. As capacitações acontecerão por meio de atividades síncronas pelo Google Meet e assíncronas com desafios e ações práticas complementares, totalizando 8h para os educadores e 16h para os estudantes. O projeto também contempla professores que possuem disciplinas eletivas nas temáticas empreendedorismo, projeto de vida, meio ambiente ou educação financeira, uma vez que Tribos oferece recursos que podem ser diretamente aplicados em sala de aula.

A capacitação de Educadores acontecerá de 8 a 18 de maio, nas segundas e quartas ou terças e quintas, das 19h às 21h. Já a capacitação de alunos acontece de maio a julho, nas segundas, terças ou quartas, às 14h, 16h ou 18h (de acordo com a turma escolhida).

 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile