Amcham comemora 25 anos de atividades no estado

Entidade tem diversos projetos em andamento para o desenvolvimento da economia gaúcha

Crédito: Fabiano Scheck/Divulgação

Os 25 anos da unidade regional da Câmara Americana de Comércio (Amcham Porto Alegre) foram celebrados com uma grande festa na noite desta segunda-feira, 20, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. O evento marcou a abertura do calendário especial de atividades previstas para 2023, e contou com a presença do cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen.

Atualmente, a Amcham Porto Alegre conta com 400 associados, entre empresas e startups gaúchas. A entidade realiza fóruns, workshops e encontros para fortalecer a troca de experiências voltada para inovação e desenvolvimento. Um dos seus carros-chefe é o RS Avança, projeto que chega ao seu terceiro ano com o objetivo de influenciar positivamente a agenda regional do empresariado e setor público gaúcho, trazendo competitividade e com o propósito de criar os melhores caminhos para a economia do Estado.

“Trabalhamos para capacitar executivos e suas equipes, fomentando a economia, promovendo conexões e criando ambiente para estabelecimento de novos negócios”, destaca a gerente regional, Daniela Bahmed Ferreira.

A Amcham Porto Alegre também está à frente de encontros como o CEO Fórum, Amcham Talks e o Amcham SX, sempre fortalecendo a troca de experiências voltada para inovação e desenvolvimento. A entidade é responsável, ainda, pela criação da Amcham Arena, competição de startups que surgiu em 2017, chegou a nível nacional e, no passado, foi escolhida o principal ecossistema de inovação do Brasil, com base no critério eficiência, no Ranking 100 Open Startups.

Reinvenção

Durante a pandemia de covid-19, a Amcham Porto Alegre precisou se reorganizar, encontrando novas oportunidades e fortalecendo conexões no ambiente digital. Com o retorno às atividades presenciais, a entidade retomou a realização de rodas de conexões, de benchmarking e matchmaking.

“Estas ações têm conectado pessoas de diferentes regiões, aproximou muitas empresas do interior do Estado e fez com que empresas gaúchas pudessem se conectar a todo o Brasil”, frisa Daniela. Esse universo de possibilidades fez com que as atividades ficassem cada vez mais rápidas e mais recorrentes. Somente em 2022, foram mais de mil conexões e dezenas de eventos.