Covid-19: vacina bivalente chega a profissionais de saúde a partir desta terça em Porto Alegre

Capital conta com 33 locais aplicando o imunizante; veja detalhes

Foto: Alina Souza/CP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre começa, nesta terça, a imunizar trabalhadores de saúde com a vacina bivalente contra a Covid-19 (veja abaixo detalhes sobre quais trabalhadores da área podem tomar o imunizante). A campanha com a dose bivalente segue, também, para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos com 12 anos ou mais. A capital conta com 33 locais aplicando o imunizante (veja horários de funcionamento e endereço de cada um deles aqui).

A abertura de faixas etárias vem sendo feita de forma escalonada para evitar aglomerações nos pontos de vacinação. A SMS também reforça a orientação para que os porto-alegrenses fiquem atentos ao fechamento temporário do Shopping João Pessoa como ponto de vacinação – mudança que provocou filas e confusão, na manhã desta segunda-feira. Enquanto o local estiver inoperante, as vacinas serão aplicadas na Unidade de Saúde Modelo, das 8h às 21h.

A dose bivalente é uma versão atualizada da vacina usada na campanha iniciada em 2021, elaborada a partir da variante original do coronavírus e da variante Ômicron – de maior circulação no momento.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a Covid-19 com as doses monovalentes. Além disso, a aplicação da dose mais recente deve ter ocorrido há, pelo menos, quatro meses.

Ainda na capital, a campanha com a vacina monovalente prossegue, incluindo a aplicação da quarta dose para pessoas com idade a partir de 18 anos e que tomaram a terceira há mais de quatro meses. Bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos também já podem ser imunizados contra a Covid-19.

Veja regras sobre a campanha da dose bivalente

Considera imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão:
– Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea.
– Pessoas vivendo com HIV (PVHIV).
– Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por ≥ 14 dias. Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10 Kg.
– Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levem à imunossupressão.
– Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias).
– Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise.
– Pacientes oncológicos que realizaram tratamentos quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.
– Pessoas com neoplasias hematológicas.

Onde buscar a dose: 33 unidades de saúde, 13 deles operando até as 21h: unidades de saúde Navegantes, Campo da Tuca, IAPI, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo (a partir das 8h), Ramos, Morro Santana e Chácara da Fumaça. Outros 19 postos atendem até as 17h: Glória, Nossa Senhora de Belém, Nonoai, Nova Brasília, Sarandi, Jardim Itu, Rubem Berta, Costa e Silva, Nossa Senhora Aparecida, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Campo Novo, Camaquã, Panorama, Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Ilha dos Marinheiros e Mato Sampaio. Já a Moab Caldas recebe o público até as 19h.

Documentação exigida: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. Profissionais de saúde devem entregar cópia do vínculo empregatício (carteira ou contrato de trabalho vigente), cópia da ficha CNES ou Alvará de Saúde do serviço ou declaração de vínculo do trabalhador de apoio.

Profissionais de saúde: podem receber a dose bivalente aqueles que trabalhem em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão, além dos profissionais de saúde liberais ou de estabelecimentos de saúde, com atividade assistencial direta e presencial voltada à saúde humana: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e os respectivos técnicos e auxiliares que atuem em serviços voltados ao atendimento da saúde humana, como em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, farmácias e consultórios para atendimento à saúde de seres humanos, além daqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal e Serviço de Verificação de Óbito, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios (acima de 18 anos).