test

Brasil e Uruguai anunciam investimentos na fronteira para estimular o Mercosul

Região terá hidrovia e construção de nova ponte na divisa entre Jaguarão e Rio Branco

Segundo os Ministérios da Economia e das Relações Exteriores, o instrumento aprofunda a integração regional | Foto: Isac Nóbrega / PR / Divulgação / CP

O governo brasileiro lança nas próximas semanas, licitação de projeto e estudo ambiental para dragagem da hidrovia Uruguai-Brasil que deverá ser iniciada ainda este ano. Também, ainda em 2023, deverá estar assinado o contrato para construção de uma nova ponte sobre o Rio Jaguarão na fronteira entre os dois países. 

 

O projeto da hidrovia visa uma integração logística que venha a garantir tráfego seguro de embarcações e o escoamento de cargas pelo Porto de Rio Grande. A licitação para a obra será aberta em 60 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, pelo Ministério dos Transportes.

As informações foram divulgadas pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que participou nesta terça-feira, 7, de uma reunião bilateral com representantes do Uruguai, liderados pelo chanceler Francisco Bustillo. Vieira destacou que os temas tratados no encontro são de grande importância para a relação entre os dois países, envolvendo obras de interesse conjunto e projetos para desenvolvimento da região de fronteira.

Vieira também anunciou que o Uruguai retomará os preparativos para a reforma da Ponte Internacional Barão de Mauá, que foi reconhecida como patrimônio cultural do Mercosul. A ponte faz travessia entre as cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado uruguaio.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile