Estiagem: União reconhece decretos de emergência de mais 18 cidades gaúchas

Até o fim da tarde de hoje, 352 municípios - 70,82% do total - haviam sinalizado pedidos de auxílio

Foto: Luiz Henrique Magnante / Embrapa / Divulgação

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, por meio da Defesa Civil Nacional, a situação de emergência em mais 18 cidades do Rio Grande do Sul atingidas pela estiagem. A portaria que oficializa a medida aparece na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

Foram reconhecidas as documentações de Ajuricaba, Catuípe, Colorado, Condor, Encantado, Erval Grande, Guaíba, Ipiranga do Sul, Jacuizinho, Nova Candelária, Pouso Novo, São Miguel das Missões, Vila Lângaro, Barra do Rio Azul, Campos Borges, Itacurubi, Passo do Sobrado e Pedro Osório.

Com isso, sobe para 229 o número de cidades gaúchas com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido à estiagem. Até o fim da tarde de hoje, 352 municípios – 70,82% do total – haviam sinalizado decretos de situação de emergência à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, mas nove deles ainda não formalizaram o documento. Dos 343 decretos recebidos, o governo estadual homologou 226.

Na última quinta, os ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), anunciaram um investimento conjunto de R$ 430 milhões para ações de mitigação dos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul. Do valor total anunciado, R$ 100 milhões serão investidos pelo MIDR. Os recursos serão utilizados na contratação de carros pipas para distribuição de água e também na compra e doação de cestas básicas e de combustível, entre outras ações.