Às vezes, tudo que se precisa é de alguém que te escute. Muitas vezes, as pessoas passam por problemas que resultam em doenças de saúde mental e não têm com quem compartilhar as situações vivenciadas. A parceria entre o projeto Help e a Trensurb promoveu, neste sábado, na Estação Canoas, mais uma ação Vida sobre Trilhos, em que voluntários oferecem uma escuta qualificada a usuários do metrô que precisassem de apoio emocional.
Desde que iniciou a iniciativa de se levar o “Cantinho do Desabafo” para o trensurb, em outubro do ano passado, 6 mil pessoas já foram atendidas. Historicamente, o Rio Grande do Sul é o estado com a maior taxa de suicídio do Brasil, que chega a 12,4 mortes a cada 100 mil habitantes. Já Porto Alegre lidera também o ranking das capitais com mais pessoas depressivas: 17,5% dos adultos, de acordo com a Pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde. Lidando com temas muitas vezes vistos como tabu na sociedade, o Projeto Help busca realizar um trabalho social, apresentando meios para que as pessoas superem seus problemas e, com isso, possam ter motivação a fim de reconstruir a qualidade de sua saúde mental.
Conforme a coordenação do grupo no Estado, esses fatores estimulam os participantes a prestar serviços à comunidade, seja ao conscientizar sobre a saúde mental e valorização da vida, ou amparar aquelas pessoas que lidam com ansiedade, depressão, síndrome do pânico, desejos de suicídio, entre outros. Segundo Leandro Souza, que coordena o projeto no RS, os voluntários já passaram pelos mesmos problemas, mas conseguiram superar, o que facilita a compreensão e identificação com quem procura a escuta. Além disso, por meio de cartas, mensagens motivacionais são distribuídas com o intuito de incentivar os atendidos.
Estão programadas ações nas estações até março, sempre aos sábados, das 10h às 12h:
– 4 de março, na Estação São Leopoldo
– 11 de março, na Estação Novo Hamburgo
– 18 de março, na Estação Mathias Velho
– 25 de março, na Estação Sapucaia