Comissão irá analisar perda de mandato de vereador de Nova Santa Rita que agrediu cinegrafista

Câmara aprovou, nesta quarta-feira, abertura de processo de cassação contra Eliel Antônio Alves Silva

Câmara aprovou, nesta quarta-feira, abertura de processo de cassação contra Eliel Antônio Alves Silva | Foto: Reprodução / CP

A Câmara de Nova Santa aceitou, por seis votos a quatro, a denúncia de cassação do mandato do vereador Eliel Antônio Alves Silva (PRTB), nesta quarta-feira, por quebra de decoro parlamentar. A comissão processante será integrada pelos vereadores Jocelino Rodrigues (Republicanos), que será o presidente; Odegar Mendes Raymundo (PRTB), que será o relator; e a vereadora Ieda Maria Bilhalva (MDB). Os nomes foram sorteados.

Eliel é acusado de ter agredido o cinegrafista Jocemar Silva, da RDCTV, em janeiro deste ano. O vereador estava entre os manifestantes em frente ao Comando Militar do Sul, no Centro de Porto Alegre, e que questionavam o resultado das eleições presidenciais. Na ocasião, o cinegrafista foi agredido no rosto enquanto registrava imagens dos manifestantes sendo dispersos após ordem de desobstrução das vias no entorno do quartel.

O pedido de perda de mandato foi feito pelo presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (Afroc), Rodrigo Ziebell e, na Casa, pelos presidentes das bancadas do PT, PDT e MDB. Na peça encaminhada foram expostas diversas vezes os motivos pela acusação de quebra de decoro por parte do parlamentar, que na “clara e objetiva” intenção de agredir o cinegrafista, que exercia o seu trabalho, não se portou como deveria um detentor de mandato público e representante do município.

A sessão contou com plateia, que lotou a galeria do plenário, e que diversas vezes se manifestou, inclusive interrompendo a sessão e demandando do presidente Rodrigo de Oliveira Aveiro (PT) . O deputado Leonel Radde (PT) também estava presente.