A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre informa que entre este sábado (18) e 24 de fevereiro, a emergência obstétrica e ginecológica da Santa Casa estará temporariamente fechada. A medida ocorre para limpeza dos dutos do sistema de climatização. Para manter o atendimento de pacientes, foi elaborado o plano de contingência junto à secretaria.
O diretor de Atenção Hospitalar e Urgências, Fávio Telis, explica que a ação é necessária para oferecer mais qualidade e segurança aos pacientes. “Assim como ocorre em outros hospitais, é escolhido um período de menos fluxo de pacientes, mas mantendo a retaguarda, por isso preparamos a rede hospitalar para atender à demanda”, destaca.
Durante o período, os hospitais Materno Infantil Presidente Vargas, Fêmina e de Clínicas serão referência para o atendimento dos pacientes desta área. O plano foi ajustado entre representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Secretaria Estadual de Saúde e técnicos dos hospitais envolvidos.
Ambulâncias da própria Santa Casa estão mobilizadas para transferências que sejam necessárias. Além disso, o Samu mantém apoio caso ocorra necessidade de deslocamento.