O forte temporal que atingiu Porto Alegre no final da tarde dessa terça-feira segue gerando transtornos. Por conta do vendaval, uma árvore de grande porte caiu em um trecho da avenida Borges de Medeiros, Centro Histórico, próximo da rua Coronel Genuíno.
Em função disso, o trânsito na via está bloqueado a partir da rua Demétrio Ribeiro em direção a Zona Sul da Capital para que os trabalhos de retirada da árvore sejam concluídos. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), para retornar a Borges de Medeiros no sentido ao bairro, o motorista pode acessar o desvio a esquerda pela rua Demétrio Ribeiro, seguindo trajeto até as ruas José do Patrocínio e Loureiro da Silva à direita e, posteriormente, acessar a alça do Viaduto dos Açorianos. Ainda não há estimativa para a liberação do tráfego na via por completo.
Um semáforo foi atingido na queda da árvore e está fora de operação. Os condutores que estiverem dirigindo pela região central podem utilizar vias que antecedem a Demétrio Ribeiro, em ambos os sentidos, para efetuar os desvios. Há congestionamentos e pontos de arranca e para na região.
Transtornos
Além da queda de árvores, pontos da parte central da capital gaúcha ficaram alagados devido às chuvas. Locais como a rua Voluntários da Pátria e a avenida da Azenha acumularam água que dificultou o trajeto de quem passava por essas regiões.
No início da noite, um homem e uma mulher em situação de rua foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros no arroio Dilúvio. Com o auxílio de policiais militares, o resgate durou pouco menos de 1 hora e nenhuma das pessoas ficou ferida.
Houve, ainda, registro de quedas na distribuição de energia elétrica na capital. Contudo, de acordo com a CEEE Equatorial, o número de UCS (unidades consumidoras) desconectadas da rede é pequeno, se limitando a “pontos isolados”. Azenha, Santa Tereza, Menino Deus, Cristal e Medianeira estão entre os bairros que registraram queda de luz.