Moraes autoriza PF a devolver celulares de Ibaneis e Valdemar Costa Neto

Aparelhos do governador afastado do DF e do presidente nacional do PL foram apreendidos para as investigações sobre os atos de 8 de janeiro

Foto: Nelson Jr. / SCO / STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira que a Polícia Federal devolva os celulares do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Os dois tiveram os equipamentos apreendidos depois de prestarem depoimento à PF no inquérito que apura os atos de 8 de janeiro em Brasília, quando os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados por manifestantes extremistas, contrários ao resultado das eleições do ano passado.

A Polícia Federal pediu a Moraes autorização para devolver os celulares “por já ter realizado a extração dos dados e não mais existir interesse probatório em sua manutenção” nos autos da investigação.

Ibaneis havia entregue o aparelho de forma voluntária à corporação após ter a casa e o escritório alvos de busca e apreensão por parte da PF. Policiais também estiveram no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, em janeiro.

Valdemar deixou o celular com a Polícia Federal ao prestar depoimento, na semana passada. O interrogatório ocorreu após ele  ter afirmado que teve acesso à minuta de um decreto que previa um golpe de Estado para mudar o resultado das eleições presidenciais de 2022 e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).