Passa de 100 o número de cidades gaúchas em situação de emergência no RS

Cresce a preocupação, em cidades da região Metropolitana, em relação à suspensão no abastecimento de água

Foto: Alina Souza/CP

Subiu para 105, nesta terça-feira, o número de cidades gaúchas que já tiveram o decreto de situação de emergência recebido pela Defesa Civil estadual em razão da estiagem. Até o momento, 118 das 497 prefeituras do Rio Grande do Sul informaram ter editado decretos, mas 13 documentações ainda não chegaram a Porto Alegre. Dos 103 pedidos de socorro, 35 foram homologados pelo governo gaúcho e 22 reconhecidos pelo governo federal até o momento.

Enquanto nas plantações o prejuízo milionário se acumula, cresce a preocupação, em cidades da região Metropolitana, em relação à suspensão no abastecimento de água. Durante a semana, o rio Gravataí chegou a atingir nível zero na medição realizada em Gravataí pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Nessa manhã, a cota alcançou novamente um centímetro.

Para reduzir os efeitos da falta de chuva, a Corsan segue em andamento com o plano emergencial de aproveitamento de água do Banhado dos Pachecos, em Águas Claras, no município de Viamão, bem como a contenção com 150 metros cúbicos de pedra, elevando o nível do Gravataí. Procurada pelo Correio do Povo para comentar as possíveis obras, a Corsan ainda não se manifestou. Nas cidades vizinhas, onde o Gravataí também passa, as prefeituras seguem se movimentando.

*Com informações do repórter Felipe Faleiro/Correio do Povo