Crescem os atendimentos do Corpo de Bombeiros do IGP no primeiro mês da Operação Verão

Até o momento, foram registradas 31 mortes por afogamento no Rio Grande do Sul, todas em áreas não delimitadas para banho

Foto: Joel Arrojo/ Brigada Militar/Divulgação

Iniciada em 17 de dezembro de 2022, guarda-vidas da Operação Verão já realizaram 384 resgates e salvamentos, um aumento de 53% em comparação com a temporada anterior. Já o Instituto Geral de Perícias registrou alta de 84,6% nos atendimentos em relação ao mesmo período da última mobilização para o verão.

Até o momento, foram registradas 31 mortes por afogamento no Rio Grande do Sul, todas em áreas não delimitadas para banho. Naquelas controladas e supervisionadas pelo Corpo de Bombeiros, não houve óbito. A corporação orienta a população para que sempre procure um local com a presença de guarda-vidas fazendo a segurança. 

O Corpo de Bombeiros também localizou 597 pessoas, em maioria crianças perdidas na beira-mar. O dado, que representa um aumento de 60%, é creditado pela corporação ao uso excessivo do celular pelos pais e responsáveis, que se distraem e perdem os pequenos de vista.

Nas atividades que tiveram aumento de demanda pelo IGP, a emissão de carteiras de identidade se destaca, com alta de 94%. Os atendimentos relacionados a crimes e acidentes também cresceram: as necropsias tiveram alta de 82,6% e os atendimentos a locais de morte violenta, de 75%.