A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta terça-feira, que 16 torres de transmissão de energia elétrica foram danificadas por suspeita de vandalismo nos últimos dias. Quatro delas foram derrubadas entre 8 e 13 de janeiro (veja detalhes abaixo).
As torres atingidas são operadas pelas empresas Eletronorte, Furnas, NBTE Evoltz, ETEO Taesa e Isa CTEEP. Apesar dos danos, não houve interrupção do fornecimento de energia em nenhum ponto atingido.
Torres danificadas
Rondônia: 6
Paraná: 4
São Paulo: 2
Torres derrubadas
Rondônia: 3
Paraná: 1
A agência também afirmou que vem mantendo o Ministério de Minas e Energia informado de todos os eventos, e interagindo com as autoridades de segurança pública. Mais cedo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a Polícia Federal já instaurou inquéritos para investigar os danos aos patrimônios e que as instituições darão “resposta vigorosa” aos “ataques à soberania nacional”.
Segundo ele, não é possível afirmar se os ataques às torres tiveram relação com os atos de vandalismo de 8 de janeiro. “O que podemos dizer é que, pelo fato de vários eventos convergirem, nós entendemos que, por bem, é melhor nos adiantarmos a possíveis problemas mais graves, usando todos os instrumentos, e estarmos em posição de vigilância”, comentou.
Silveira também defendeu o investimento na modernização do sistema de segurança nas proximidades das torres de transmissão de energia. O ministério estuda a utilização de drones e a instalação de câmeras de segurança nesses locais.