O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o vice, Ricardo Gomes, anunciaram, nesta sexta-feira, que o deputado estadual Tiago Simon (MDB) vai passar a integrar a equipe do governo municipal. Ambos também confirmaram mudanças em adjuntos de duas pastas durante a primeira reunião do secretariado do ano.
Simon vai assumir o comando da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), a partir de 1° de fevereiro. Ele sucede André Flores Coronel, que esteve na presidência desde agosto do ano passado. O deputado, que concorreu sem sucesso à reeleição, cumpre o mandato na Assembleia Legislativa até o dia 31 de janeiro.
“Essas pequenas mudanças fazem parte da gestão e da política. Ninguém está saindo de um lugar para outro por falta de competência. Todas as alterações são feitas, sempre, com diálogo e respeito”, disse Melo.
Procurador concursado do Município desde 1992, César Emílio Sulzbach passa a ser o secretário-adjunto de Saúde (SMS), em fevereiro. Desde 1° de março de 2021, ele lidera a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento ao Coronavírus. O atual adjunto da Saúde, Richard dos Santos Dias, assume como adjunto de Administração e Patrimônio Público na vaga de Jorge Alberto Hias, que deixa o governo.
Os reforços confirmados nesta sexta dão sequência a mudanças que tiveram início em dezembro, quando o vereador Cezar Schirmer (MDB) retornou à prefeitura no cargo de secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos.
O encontro contou com a participação do professor da Escola de Negócios da PUCRS, Gustavo Moraes, que falou sobre o cenário econômico em 2023 e questões envolvendo tributação.